Somos um grupo de terapeutas e buscadores que se reúnem mensalmente para realizar uma jornada terapêutica onde abordamos temas específicos da experiência humana. Nossa intenção é propiciar o processo terapêutico e a busca de autoconhecimento através das diversas dimensões da consciência.

A ferramenta utilizada no trabalho e desenvolvida pelas facilitadoras é a "Técnica Integrativa da Consciência" que utiliza diversos recursos terapêuticos como: a ampliação da consciência, a Hiperventilação, o poder de cura do som, a regressão, a expressão artística e corporal, técnicas de dinâmica de grupos, técnicas xamânicas e de psicossíntese.

As jornadas se destinam a pessoas que buscam: uma nova visão na e de vida (despertar da consciência); contatar e buscar resolver conflitos que entravam o desenvolvimento de uma vida mais plena; Abandonar velhos condicionamentos e padrões comportamentais; Despertar o potencial criativo e a consciência da liberdade pessoal; Aprofundar o prazer de viver e aumentar a capacidade de amar.

Home Facilitadoras Vivência do Mês Técnicas Utilizadas Fórum Artigos e Textos Depoimentos Contato

domingo, 18 de abril de 2010

Os Sentimentos , as Emoções e a Respiração

Respiração tem tudo a ver com emoções, das mais agitadas às mais tranqüilizantes; com o exercício da vontade - da vontade de viver - e com desenvolvimento espiritual. Reich lançou os fundamentos da psicanálise do corpo: o inconsciente está inteiro ou simplesmente é o corpo, cujos movimentos e posições o sujeito mal percebe, mas que o outro vê continuamente;

Perturbações respiratórias = angústia. (angústia significa estreita e "apertado"). Toda angústia é um desejo ou necessidade de fazer alguma ação, tomar uma decisão ou assumir uma atitude - que não faço, não tomo, nem assumo. Angústia é o resultado de uma tentativa de repressão da excitação. A excitação é um preparar-se biológico (automático-involuntário). Se, preparado, eu não começar a atuar, então a excitação transforma-se em ansiedade. Emoção é principalmente este mecanismo preparatório para o encontro. Emoção só existe aqui e agora. A restrição respiratória é ansiedade.
A sensação de fato ruim é a ameaça real e crescente da respiração cada vez mais contida. O pânico é uma crise aguda ou muito intensa de ansiedade. Diz-se que o pânico depende de uma certa substância produzida pelo cérebro. O cérebro não existe nem funciona isolado do mundo, nem da consciência. A ansiedade é o fundamento único de toda a patologia psicossomática.
A defesa psicológica é uma defesa contra a morte, contra a sensação de desaparecer, de desfazer-se, de desintegrar-se. 
Loucura é estar: "completamente fora do meu caminho ou demasiadamente dentro".
Desenvolver a própria individualidade é com certeza fazer-se diferente dos demais seres humanos que nos cercam. Nada mata mais ou nada impede mais que apareçam sentimentos amorosos genuínos, do que as atitudes e poses intelectuais.
Todo desejo vivo que não se realiza morre de asfixia, que é o processo fisiológico da repressão emocional. Enquanto há tensões musculares - inconscientes para a pessoa - esta se sente vítima de constrangimentos, amarras, compressões. Quando a pessoa se dá conta dessas tensões, sente-se, no mesmo ato da percepção, senhora, ativa, agente. 
Pessoa expansiva é aquela que respira bem. 
 Fonte: Livro- Respiração, Angústia, Renascimento-Ângelo Gaiarsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário